sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A Privacidade das Redes Sociais

Nas redes sociais é preciso ter cuidado com quem falamos, porque a outra pessoa que está no outro lado pode não ser quem pensamos. 
As redes sociais como o Hi5, Facebook, Ask.fm, Twitter, Skype... Ao exporem-se demasiado e ao tornarem públicas as suas fotos e os seus dados pessoais verdadeiros correm o risco de serem assediados por desconhecidos, e em casos extremos isso pode conduzir a encontros na vida real que acabam em roubos, raptos, violações, entre outro tipo de crimes.
Estas ameaças são reais principalmente para quem não tem noção desses perigos e que acredita que é perfeitamente seguro partilhar informações pessoais nas redes sociais, deixando-as visíveis para qualquer utilizador da Internet. 





Os perigos da internet

A internet tem muitos perigos, principalmente as redes sociais. Nas redes sociais não sabemos quem esta do outro lado a falar connosco por isso temos que ter cuidado com o que dizemos ou fazemos.
Devemos ter cuidado com as coisas que publicamos, devemos publicar o mínimo de informação sobre nós.
O visionamento de material impróprio, o incitamento à violência e ódio, violação de privacidade, encontros online com pessoas que não conhecemos, drogas, são alguns exemplos dos perigos da internet.
Não se deve dizer as nossas passwords a ninguém, não dar a nossa  informação a desconhecidos, não abrir e-mails porque podem conter vírus, não marcar encontros com "amigos" feitos online.






Importância das TIC na sociedade atual

As Tecnologias de Informação e comunicação são importantes porque fornecem muitas informações que nos leva a desenvolver o nosso conhecimento. Com a chegada delas os costumes e os hábitos das pessoas mudaram, e melhora a vida, facilita a comunicação entre pessoas, na escola e no trabalho.
O que se aprende em TIC é como utilizar o computador, comunicar a informação, perceber os perigos da internet, etc.
Os adolescentes utilizam muito a internet, para jogar, frequentam as redes sociais (facebook, hi5, entre outras), fazer downloads, enviar e-mails, e outras coisas.
A Internet veio possibilitar a interacção entre as pessoas e a criação de comunidades virtuais, produção de conteúdos e a partilha de conhecimentos (através de sites, blogs…) Nos nossos dias temos disponíveis uma série de ferramentas que nos possibilitam a produção e a disponibilização de conteúdos : Slideshare (para a partilha de ficheiros em Powerpoint) , Wikipédia (para partilha de artigos escritos), Youtube (para partilha de vídeos) e o Blogger (para partilha de informação), Skype e Google (para troca de ficheiros e videoconferências).Além destas vertentes já faladas, as TIC vieram ainda possibilitar o acesso à informação e à comunicação entre as pessoas com incapacidade (visual, auditiva, motora).